Aviso

Avisamos os nossos caros leitores que este blogue está a seguir as novas regras do acordo ortográfico.

sábado, 2 de abril de 2011

Maria Teresa Maia Gonzalez - Um beijo no pé


Maria Teresa Maia Gonzalez
Um beijo no pé

Lisboa: Difel, 2006.

Por : Naiker C.


A HISTÓRIA
Esta história fala de Miguel e Filipa, namorados que terminaram uma relação de longa data por causa de um aborto que Filipa fez a mando dos pais. Por causa disso, os dois tiveram que enfrentar os dias com tristeza pois cada rua, cada esquina, cada momento era uma recordação dos bons tempos de infância. O pior é que se encontravam todos os dias na escola, o que tornava mais difícil o esquecimento que lhes invadia os sentimentos a cada momento.
A mãe de Filipa, pensando que a situação da filha era só uma fase, submetia-a a consultas psicológicas, o que não agradava nada a Filipa. Por sua vez, Miguel, magoado pelo facto de não haver justificação para algo tão cruel, distraía-se saindo, cuidando da família (já que tinha sete irmãos e a mãe era viúva há oito anos), estudando e ajudando Silvério, filho da sua empregada Simone, que, com cinco anos, levava porrada do pai porque o homem bebia. Simone era, por isso, a única pessoa que tomava conta dos seis filhos.
Miguel e Filipa, com a ajuda e companhia dos amigos e da família, perceberam que nenhum dos dois tinha culpa do sucedido e que o amor supera tudo, até as marcas mais profundas.

AS PERSONAGENS
As personagens principais são o Miguel e a Filipa.
As personagens secundárias são: Maria Lúcia/Malú (melhor amiga de Filipa), Torres (melhor amigo de Miguel), Isabel (mãe de Filipa), Rui (pai de Filipa), Filomena (mãe de Miguel), Carlota (avó de Miguel), Aninhas (prima de Miguel), Simone (empregada doméstica de Filomena), Silvério (filho de Simone), Francisca (prima de Miguel).
Os irmãos do Miguel são: Carlota/Lota, Álvaro, Duarte, Graça, António, Gracinda, Manel e Pedro.

O BOM
A parte que mais gostei neste livro foi quando o Miguel assumiu todas as responsabilidades na guarda do filho, mesmo sabendo que tinha de ir trabalhar para o sustentar, apesar da sua idade.

O MENOS BOM
A parte que menos gostei foi a decisão da Filipa em relação ao aborto, pois, mesmo sabendo que iria perder o grande amor da sua vida, decidiu ouvir os pais e seguir em frente, ou seja, a decisão só foi tomada por ela.

A MINHA CITAÇÃO PREFERIDA
“... I miss you like crazy/even more than words can say.../I miss you like crazy/every minute every day...” (pág.67)
Eu gostei desta citação porque, além de ser em inglês, também mostrou o sofrimento e a solidão de Filipa bem como as suas esperanças de reconciliação com o seu grande amor.

A MINHA OPINIÃO
Eu gostei e aconselho este livro a toda a gente, porque ele se baseia em factos reais e leva a pessoa a perceber que há sempre soluções para os nossos problemas, que temos sempre a família do nosso lado. Mesmo quando não concordam connosco, só querem o nosso bem e que tenhamos um bom futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário