Aviso

Avisamos os nossos caros leitores que este blogue está a seguir as novas regras do acordo ortográfico.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fado, património imaterial da humanidade



Significado
Fado, que significa “destino”, é o género musical que evoca o espírito português geralmente composto por uma pessoa (fadista) e acompanhado por uma guitarra portuguesa, essencialmente caracterizado por letras dolentes e melancólicas leva-nos a descrevê-lo como uma espécie de lamento.

Origem
Nascido nos contextos populares da Lisboa oitocentista, o Fado manifestava-se de forma espontânea e muitas vezes encontrava-se presente em momentos de lazer. Daí a origem do fado do marinheiro que era o único conhecido na época que levou ao surgimento de fadistas que se destacavam com os seus trajes e atitudes.
 Fado do marinheiro
Perdido lá no mar alto
Um pobre navio andava;
Já sem bolacha e sem rumo
A fome a todos matava.

Deitaram a todos as sortes
A ver qual d'eles havia
Ser pelos outros matado
P´ró jantar daquele dia

Caiu a sorte maldita
No melhor moço que havia;
Ai como o triste chorava
Rezando à Virgem Maria.

Mas de repente o gageiro,
Vendo terra pela prôa,
Grita alegre pela gávea:
Terras, terras de Lisboa.

Devido a teorias diversas, não há provas exatas da sua origem. Uns acreditam que a sua origem remete para o cântico dos Mouros após a conquista de Cristã, outros defendem que provém de ritmos afro-brasileiros.

O Fado e os meios de comunicação
O Fado aperfeiçoa-se com a estabilização formal da forma poética da “décima” e fica reconhecido a partir da década de 30 para o público através do teatro e da rádio, permitindo a vários artistas divulgarem o seu talento. Em consequência, surgem as Casas de Fado e com elas o lançamento do artista de fado profissional. Para se poder cantar nestas Casas era necessário ter carteira profissional e um repertório visado pela Comissão de Censura, bem como um estilo próprio e boa aparência.
A principal temática do Fado é o amor, principalmente não correspondido, mas existem muitos fados dedicados a outros temas. Os fadistas costumam envergar um traje negro e cantar diante da audiência com os músicos por detrás. Quando os fadistas cantam, a sala escurece e faz-se silêncio.
O Fado Vadio
Há também um outro lado do fado que não o dos espetáculos profissionais, na maioria organizados por restaurantes dedicados ao fado. O Fado vadio é um termo usado para descrever um fado cantado mais para exprimir emoções do que para fins comerciais. Na maioria é cantado por amadores, mas também pode-se escutar um profissional a cantar nas suas horas vagas. A primeira cantadeira de fado de que se tem conhecimento foi Maria Severa Onofriana, que cantava e tocava guitarra nas ruas da Mouraria.
 Maria Severa Onofriana

Não se tratava de uma competição nem karaoke, mas sim de um desejo sincero de evocar, exprimir e partilhar emoções. As tascas e os bares de Alfama são onde é mais provável escutar-se o fado vadio.

Grandes Fadistas

Fado: património imaterial da humanidade
No dia 27 de Novembro de 2011, o Fado foi considerado Património Imaterial da Humanidade graças a candidatura de 24 delegados da UNESCO. Isto é um grande passo para Portugal e contribui essencialmente para que a música tradicional portuguesa, particularmente o Fado, possa ser promovido a nível mundial. Grandes nomes, como o de Amália Rodrigues ou Carlos do Carmo, foram referidos, foram feitos tributos por vários artistas.
"O património cultural imaterial, transmitido de geração em geração, é permanentemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio, da sua interacção com a natureza e a sua história, proporcionando-lhes um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo assim para promover o respeito pela diversidade cultural e a criatividade humana."
Convenção para a Salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade, UNESCO, 2003 (Artº 2, alínea 1)

Fontes/Webgrafia:

Sem comentários:

Enviar um comentário